sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

som de pernambuco, som do mundo


Fazia tempo que eu não apresentava um sonzinho da minha terra... Recentemente comprei o disco de estréia do Zé Cafofinho - veja bem, não é Zeca Fofinho e sim Zé Cafofinho. Disco de samba, do bom, coisa fina. Samba no sentido de festa porque não dá pra rotular o som do Zé que além da cuíca e cia tem trompete, guitarra, bateria, baixo, cello, bandolim, banjo, viola de arco, teclado e mais e mais, tudo alinhavado com groove e pitadas de dub. As letras são simples e falam de coisas da vida da gente como ônibus lotado, farra, ressaca, calo no pé, favela, comida, cerveja, café, malandro, xangô (xango.br, uma das faixas, termina com dub e uma batucada de terreiro arretada!) e até amor... O disco tem um clima embriagado que se deve, em parte, à voz do Zé Cafofinho, voz de ressaca, de quem tomou muita birita e fumou cigarro até o dia raiar. A voz do Zé não é limpa e às vezes desafina (será proposital?). Talvez até desagrade ouvidos mais exigentes mas que esse disco dá vontade de dançar e tomar umas, ah, isso dá!

Pra quem mora em Recife o disco pode ser encontrado na Oficina da Música, Av. Guararapes 86, loja 4, especializada em música pernambucana.

Pra quem é de fora pode acessar o sítio
www.fabricaestudios.com.br. Fui lá mas, sem tempo de vasculhar, não encontrei nada. Se você for persistente certamente encontrará alguma coisa. Ah, também tem o emeio: ze.cafofinho@gmail.com.
Boa Sorte! Vale a pena procurar!

Curiosidade: Por causa do Zé Cafofinho fui ao dicionário Aurélio procurar o significado da palavra "cafofo". Descobri que é uma palavra originária do estado de Minas Gerais e designa terreno pantanoso onde a decomposição de material orgânico exala odores característicos dos charcos. Lembrei do nosso mangue... Mais um ponto em comum entre Minas e Pernambuco, dois estados de grande riqueza e diversidade culturais.
Já "cafofa" é uma iguaria do
Ceará preparada com carne-seca frita e farinha de mandioca. Mas... Ah, deixa pra lá...

5 comentários:

Moacy Cirne disse...

Fiquei curioso, bastante curioso, Sandra,,,

Jens disse...

Oi Sandrix.
Zé Cafofinho? Já gostei do nome...
Beijo.

Vais disse...

Ei Sandrinha lindinha,
Feliz 2009!!!!
Este som deve de ser dos bons
Querida, tô por aqui mes, aproveitando pra dar geral, ahaha
beijos vários abraços apertados

Vais disse...

Uai Sandrinha?
cadê sobre o capital dosinferno?
li, mas na hora não deu, agora volto e puff!!
namorei um físico maluco e eu ficava horrorizada, depois relaxei, mas prumonte ele falava, disgraça.
beijos lindinha e o escrito ficou ótimo.

orlando pinhº d-silva disse...

fiqueicurioso
pernambucosótemdado
belas surpresas musicais