quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

um certo jeito de ouvir música


Sei que o ser humano é dotado da capacidade de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Quanto a mim, devo ter nascido com algum defeito de fabricação. Só faço uma coisa de cada vez. O "tudo ao mesmo tempo agora" não funciona comigo. Foi pensando nesta minha, digamos, limitação que resolvi falar sobre minha dificuldade em escutar música realizando outras tarefas, e o meu modo, o jeito que eu mais gosto, de fazê-lo que é sacrificado pela falta de tempo do dia-a-dia.

Não consigo, por exemplo, como fazem algumas (ou muitas) pessoas, ler, estudar e trabalhar ouvindo música. Preciso de silêncio para realizar essas tarefas. Por isso costumo dizer que não gosto de ouvir música como fundo musical para outras atividades. Fundo musical só no cinema, teatro, etc. Mas gosto de realizar trabalhos manuais e domésticos, como desenhar, cozinhar e lavar louça, ouvindo música. Mas em trabalho intelectual, jamais.

Já visitei alguns blogues que começam a tocar música assim que a gente entra neles. Acho esses blogues complicados (nada contra, a dificuldade é minha) porque como a música exerce sobre mim um poder de atração maior que a leitura, naturalmente vou prestar mais atenção a ela, se for de qualidade, claro, caso contrário nem valerá tentar ler a postagem...

Outra modernidade a qual não me adequo é o tal aparelhinho de mp3. Pra quem, na década de 80, já não se adaptava ao walkman, isso era mais do que previsível... Não gosto de andar na rua com fone de ouvido, me sinto alienada da cidade e seus sons. Alguns, de fato, são desagradáveis mas com o fone de ouvido desvio facilmente a atenção das coisas que acontecem ao meu redor, ou seja, é a mesma velha história: nem leio a cidade direito, nem ouço a música do meu jeito.

Enfim, gosto mesmo é de parar tudo para escutar música, dar atenção exclusiva a ela, escutá-la com calma, com tempo. Gosto de prestar atenção aos sons de cada instrumento, identificar o som do baixo, lá no fundo, e descobrir sonoridades mais sutis. Gosto de escutar música de preferência em casa, deitada na cama, vagarosamente, até perder a noção das horas, feito quando a gente namora.


Imagem: Openphoto


2 comentários:

Xico Rocha disse...

Amiga, a dificuldade do domínio das novas tecnologias é comum a nós, também tenho esta dificuldade.
Quanto a música gosto de desfruta-la.
BOM NATAL
FELIZ ANO NOVO
Bjs

Roy Frenkiel disse...

Gosto de ouvir musica enquanto dirijo, e gosto de ter bons cds comigo em longas jornadas. No geral, sou ultra-hiper-ativo, e otimo em multi-tarefas, mas nao consigo escrever (nem poesia) ouvindo musica, e o mesmo vale para estudar e ler. So que nao tenho paciencia ( :-( ) de deitar, sentar, nao fazer nada alem da atividade musical. Gosto de ir em festas, especialmente churrascos com musica e participar cantando; limpar a casa, ate, lavar roupa, louca etc, mas nao deitar so ouvindo musica. Engracado, adoro musica, mas ela e uma especie de trilha sonora de minha vida, sim, rs.

Feliz ano novo!

bjx

RF