quarta-feira, 2 de novembro de 2011

depoimentos de quem sabe a diferença que faz o SUS

O meu tratamento custaria algo em torno de R$12.000,00 por mês. Isso mesmo: 12 mil reais. “Custaria” porque eu recebo os remédios pelo SUS. Sabe o SUS?! O Sistema Único de Saúde? Aquele lugar nefasto para onde as pessoas econômica e socialmente privilegiadas estão fazendo piada e mandando o ex-presidente Lula ir se tratar do recém descoberto câncer? Pois é, o Brasil é o único país do mundo que distribui gratuitamente o tratamento que eu faço para Esclerose Múltipla. Atenção: o ÚNICO. Se isso implica em uma carga tributária pesada, eu pago o imposto. Eu e as outras 30.000 pessoas que tem o mesmo problema que eu. É pouca gente? Não vale a pena? Todos os remédios para doenças incuráveis no Brasil são distribuídos pelo SUS. E não, corrupção não é exclusividade do Brasil.

Nina Crintzs

***


"cé tschir meer - Um cara de 39 anos cuja vida foi salva pelo SUS, através de uma cirurgia de emergência para tratar de uma diverticulite perfurada. O SUS também me deu bolsas de colostomia de graça, por um ano. As bolsas eram de primeira qualidade, nem sei como agradecer, a não ser pagando meus impostos com muita satisfação."



César S. 

Ambos depoimentos colhidos do blog  Animot



E eu acrescento: minha mãe que sofre de Mal de Alzheimer recebe gratuitamente medicamentos pelo SUS, medicamentos que não teríamos condições de comprar...
Ainda: quando sofri um ACV em 2002, precisei realizar vários exames de ressonância magnética. Quantidade de exames que o plano particular não cobria... Mas pelo SUS consegui!



12 comentários:

Suely disse...

É pura ignorância, maldade ou campanha de privatização mesmo, querer detonar o SUS. Também teria inúmeros exemplos bons a dar sobre a importância do SUS. Parabéns pelo post. Beijos.

Franco disse...

Oi!
O SUS não é perfeito;claro que não.
O primeiro depoimento está certo,o Brasil é o único país que que distribui gratuitamente,vários tratamentos,e,é também um país que ainda sofre com problemas de muitas doenças causadas por falta de saneamento básico,ou seja,creio que há muita coisa ainda pra ser feita.
Há que melhorar,mas tem-se que ver exatamente onde está o problema do SUS:falta de médicos,falta de quartos,enfermeiros,medicação,mal atendimento da parte dos funcionários burocráticos...,
percebem,é um corpo de trabalho,e não apenas o governo que está envolvido nesse sistema.
É preciso melhorar como um corpo,
para ser sólido,e é preciso acreditar no que temos,para melhorar.Nosso país não é ruim,e corrupção realmente não é exclusividade do Brasil.
Cumprimentos.

o refúgio disse...

Suely, também penso como você.
Beijos.

**

Franco, certamente há uma série de problemas com a saúde pública no Brasil, quem precisa e usa sabe disso. Mas é preciso reconhecer o lado positivo porque tem gente por aí que defende a privatização da saúde. E os planos privados jamais, jamais serão bons o suficiente: quem visa lucro não tem comprometimento social.
Abraços

Vais disse...

Sandrinha, sou de total concordância quando é pra defender o SUS e o que não faltam são os bons exemplos de que ele funciona sim e em muitos casos resolve problemas que os planos não cobrem
e sabe querida Dona Moça, não às privatizações

beijo grande admirado

PAULO TAMBURRO. disse...

OLÁ SANDRA,SIU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR!

ESTOU CONVIDANDO VC PARA CONHECER MEU BLOG DE HUMOR:

HUMOR EM TEXTOS.

A CRÔNICA DESTA SEMANA É :

" CONSELHO DE MÃE".

É DE HUMOR E DE GRAÇA.

UM ABRAÇÃO CARIOCA,

o refúgio disse...

Vais, querida
isso mesmo: não às privatizações!
Beijos fraternos

**

Paulo, grata pelo convite.
Abs

há palavra disse...

O SUS nasceu da Constituinte de 1988 - "O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto." - a qual se opôs o PT: "... o então deputado constituinte Luiz Inácio Lula da Silva avisava que o Partido dos Trabalhadores (PT) iria votar contra a redação final, pois o novo texto constitucional mantinha as estruturas de poder brasileiras intactas, o que poderia manter inalteradas as desigualdades social e econômica no país."

Uma dessas ironias da história...

Abraços!

o refúgio disse...

Raul, a luta continua, sempre!
Abraços

há palavra disse...

A luta continua, com certeza!

Hoje mesmo, por exemplo, deputados da oposição barraram uma tentativa do João Paulo Cunha (PT) de revogar a cassação dos ex-deputados José Dirceu (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Pedro Corrêa (PP-PE), réus no processo do mensalão, que corre - ou melhor, se arrasta... - no STF.

Como disse o Chico Alencar [PSol], um dos que brecaram a tempo a manobra:

"Para o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ) a artimanha de tentar votar o projeto de anistia aos mensaleiros é "indecorosa" e 'inaceitável'. 'É comum no Legislativo tentar dar uma de `joão sem braço' e tentar passar um projeto sem que ninguém perceba', disse Alencar.

= infos em http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,oposicao-reage-a-proposta-de-anistiar-reus-do-mensalao,794698,0.htm

"A direita nunca me enganou; a esquerda, já." [Daniel Cohn-Bendit]

Abraços!

o refúgio disse...

Raul, sei que você se afastou do PT, e compreendo, também tenho minhas decepções. Mas a direita adora se aproveitar das falhas do PT, pra meter o pau e dizer que eles - a direita - são melhores e a gente sabe que não são.

Tem gente boa no PSol mas tbm tem umas figurinhas...

Daniel Cohn-Bendit agora é do partido verde europeu, né? Quem diria...Perdão mas não confio muito nesses partidos verdes...

Abraços

há palavra disse...

Sandra,

"A consciência política cada vez mais se manifesta como alienação seletiva." [Máximas do Ornitorrinco]

+ http://www.coletivolugarsocial.blogspot.com/

Abs.!

:-}

o refúgio disse...

Valeu a dica do blog, Raul!
Gostei da máxima, viu?
Abraços