segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Som de Pernambuco -2

Coco Raízes de Arcoverde

Ainda lembro a primeira vez que vi/ouvi uma apresentação do Coco Raízes de Arcoverde. Foi num carnaval daqui de Recife e já faz um tempo... Lembro da alegre emoção que senti. Não sabia se olhava para o grupo no palco ou se me largava a dançar coco (adoro!). Mas o que é que esse coco de Arcoverde tem de especial?

Arcoverde é a porta do sertão pernambucano. Lá respira-se poesia, poesia de aboio, de embolada e de violeiro. E esse coco raízes ainda se mistura com os ritmos indígenas do povo Xucuru. Mestre Calixto (já falecido), puxador de reisado*, pífano e coco, foi quem o criou (1992) e atualmente esse coco do sertão é levado pelas famílias dos Calixtos e dos Gomes. É lindo demais ver as meninas e os meninos cantando, dançando e tirando som do ganzá, do pandeiro e dos pés... Sim, dos pés! Em termos rítmicos, esse é o principal diferencial do Coco Raízes de Arcoverde: calçando tamancos de madeira, o grupo dança o trupé, tirando som do "sapateado". E há uma alegria tão doce e inocente, nas expressões, nos sorrisos, nos olhares, coisa tão rara de se ver em nossas metrópoles, que fico comovida, de verdade.


Selecionei dois vídeos que achei no youtube: um institucional, do projeto Rumos do Itaú cultural, e outro amador, onde dá pra ouvir melhor o som do trupé.


* Reisado é um folguedo popular do qual falarei em outra oportunidade.

5 comentários:

Jens disse...

Muito legal, Sandrix. Também é sensacional saber que a tradição se perpetua, sendo transmitida de pai para filho. Há coisas que a TV não destrói.

Um bneijo.

Moacy Cirne disse...

Sim, uma tradição viva é uma tradição que nos enriquece sobre todos os sentidos.

Beijos.

Vais disse...

Olá querida Sandrinha,
que bacana você fazendo este resgate da nossa cultura riquíssima das gentes, dos sons, pra que não se percam nas ondas modistas tão destiuídas das tradições
beijo grande prati linda Dona Moça

Moacy Cirne disse...

Oi, Sandra.

republiquei um de seus poemas no Balaio de hoje.

Beijos.

Vais disse...

Olá Querida Dona Moça,
pô Sandrinha, cadê tu neste Refúgio, saudades, desde ano passado que você não aparece.
FELIZ FELIZ 2010
E TUDO TUDO DE BOM BOM BOM
procê e pr@s querid@s
beijão linda