quarta-feira, 29 de junho de 2011

E se o Recife fosse frio?


Imagine uma cidade quente-úmida, com temperatura média anual de 26°C, com um mar de água quentinha (e alguns tubarões...). Céu azul de verão e que, de repente, em questão de minutos, torna-se fria, com temperatura variando entre 4°C e 15°C. Um fenômeno supostamente causado pela queda de um meteorito numa praia durante um luau...


Este é o mote do curta-metragem Recife Frio do jornalista, crítico de cinema e cineasta pernambucano Kléber Mendonça Filho. Uma fantasia nonsense cheia de humor e crítica social. 


Para tornar o causo verossímil, Kléber lançou mão da idéia de fazer do curta uma pseudo-reportagem realizada por uma TV argentina sobre a estranha mudança climática de Recife. Isso me fez lembrar imediatamente, logo nos primeiros minutos do filme, de Orson Welles e sua  transmissão radiofônica A Guerra dos Mundos, que relata uma falsa invasão marciana na Terra.


O história de Recife Frio poderia estar ambientada em qualquer outra cidade quente do Brasil, pois os males sociais das cidades brasileiras são os mesmos. Quem é recifense delicia-se de maneira especial com o filme porque há referências à cidade que só a gente conhece como, por exemplo, duas torres de apartamentos de luxo muito criticadas por urbanistas e uma parcela crítica da população, por terem sido construídas num local inadequado, interferindo negativamente na paisagem da cidade. No filme, essas duas torres aparecem grafitadas - sonho de qualquer grafiteiro e de quem tem vontade de implodi-las mas não pode... Além disso há no filme outras situações bastante cômicas pelo absurdo que retratam, como o aparecimento de pinguins numa praia onde se esperava encontrar golfinhos!


Recife Frio tem qualidade técnica e artística impecável. Foi exibido, ovacionado e premiado no Festival de Brasília -2009 (melhor filme, direção e roteiro) e de lá pra cá já recebeu mais de 20 premiaçãoes em vários festivais.


Perdi algumas oportunidades de assiti-lo mas este ano Kléber Mendonça Filho disponibilizou o curta no youtube! Fiquei bem feliz, adorei o filme e decidi compartilhar com vocês. O filme tem pouco mais de 20min. Não deixem de assistir quando tiverem um tempinho. 


:(:(:(   Moçada, fiquei triste agora, acabei de descobrir que o filme foi retirado do youtube pela própria produção do filme por questões de direitos autorais. Olha, vou dizer, fico danada da vida com isso. Até entendo que a produção, inicialmente, tenha dado preferência às salas de cinema.  Também acho que o melhor lugar de filme ainda é a telona grande, a sala grande de exibição, para que o filme seja assitido em coletividade. Mas a internet possibilita o acesso de obras gratuitamente. Tem um montão de gente disponibilizando músicas, livros, textos, poesias, arte e etc. É uma questão de generosidade intelectual, eu acho...Bem, se o filme voltar ao youtube ou em outro meio que eu possa editar aqui, eu o colocarei. Vou ficar de olho! De toda forma ficou a dica, né?

6 comentários:

Anônimo disse...

Sandra,ligue a hora que tiver afim.
Já temos tudo em cima,hotel e tudo mais.Meus telefones:0844196074674 e 0843188598949.Um beijo Pituleira...

o refúgio disse...

Oba! vou ligar sim!
Beijos

Halem Souza disse...

Ficou a dica. Sou uma toupeira em relação a Cinema (ainda mais em se tratando de curtas-metragens). Pelo que parece, a "sacada" do filme foi ótima.

Belo Horizonte já foi fria, em priscas datas. Saudades daquele tempo, hehehe....

Um abraço.

o refúgio disse...

Halem, sinceramente, não acredito que você seja uma "toupeira" em relação a cinema, rs...Também não sou grande conhecedora da sétima arte, há clássicos que nunca assisti.
E eu bem que queria que Recife tivesse uma temperatura mais amena, rs...
Beijos

Anônimo disse...

Sandra,passei os numeros errados:
0418496074674 e 0318488598949desculpe linda.Eu estava mais pra lá do que pra cá...Um beijo Pituleira.

o refúgio disse...

Tudo bem, querido :)
Beijos