Eder Rocha dos Santos (ou Eder,"O" Rocha) é mais conhecido como percussionista do grupo Mestre Ambrósio. Tem formação em percussão erudita (é mole?) pelo Centro de Criatividade Musical Profissionalizante de Recife. Na década de 80 dividia-se entre a música erudita e o metal: tocava na Orquestra Sinfônica do Recife e tinha uma banda de trash metal, Arame Farpado. E ainda integra o Maracatu Nação Estrela Brilhante, de Recife. Em 2003 lançou um belo e lúdico disco, O Circo do Rocha! Estreando filho de Santos, trabalho que envolveu artistas de dança e circo.
Com sua experiência, pesquisa e habilidade musical, seja no erudito ou no popular, Eder busca equilibrar essas duas vertentes, o que naturalmente resultou no Zabumba Moderno, um livro didático, acompanhado de um disco, no qual transcreve para a escrita musical a tradição oral das músicas populares do Nordeste, além de demonstrar as diversas possibilidades rítmicas do zabumba, instrumento típico do trio de forró, formado por sanfona, triângulo e a própria zabumba (pode ser "o" zabumba ou "a" zabumba, tanto faz, aceita os dois gêneros).
Morando em São Paulo há alguns anos, esse pernambucano também criou e dirige a Casa de Cultura Prego Batido que oferece cursos de percussão ("prego batido" é uma expressão usada na Zona da Mata Norte de Pernambuco e significa "trabalho bem feito": se o prego foi bem batido, o trabalho foi bem feito).
No solo abaixo dá pra comprovar que o cara é bom mesmo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário