segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Projeto do Senado

Está tramitando no Congresso projeto que controla o acesso à Internet: usuários de emeios, sites, blogs, salas de bate-papo, capturadores de imagens e música, teriam que informar nome, endereço, telefone, identidade e CPF aos provedores de acesso à Internet.

Já existem críticas ao projeto tanto dos provedores, que dizem que a medida vai burocratizar e restringir o acesso à internet e que os cibercrimes já podem ser identificados através do IP (protocolo da Internet), quanto de ONGs, como a Safernet (Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos), que diz que a lei, se aprovada, não surtirá efeito pois o criminoso poderá agir através de provedores do exterior.

"Não se pode acabar com a rede, em nome da segurança, porque ela nasceu com a perspectiva de ser livre e trouxe conquistas muito grandes, como a liberdade de informação e de conexão", diz Thiago Tavares, presidente da Safernet. A entidade é dirigida por professores da Universidade Federal da Bahia e da PUC daquele Estado.

Ah, vale salientar que o autor do projeto é o senador Eduardo Azeredo (PSDB), ex-governador de Minas Gerais. (Informação retirada da Folha on Line).

Já publiquei, recentemente, um artigo sobre a ameaça da neutralidade da rede. Acho que o cerco está se formando...

Blogueiros, UNI-VOS! Resistir, sempre.

4 comentários:

Anônimo disse...

Perigoso, muito perigoso tudo isso, dona moça. Vivemos dias verdadeiramente tenebrosos, não? A do Emir Sader foi o fim da picada! Beijos.

Anônimo disse...

Sandra, Sandrinha:
Estou completamente apaixonado por ti.
Não consigo raciocinar.
O que é que faço? (se a vida fosse assim, tá, trilegal!)
Tri-amo. Te desejo.
Sandra, Sandroca, Sandrinha.
(Minha filha, "Mari (Timm) Tonta", disse pra eu escrever o que me vai no coração. Ela aposta na mãe, dona Beti, no final de tudo - isto quer dizer que, no entremeio,aposta no desejo e na felicidade do papai - o que signfica que papai coma, e bem, a Sandrinha (e, dona Sandrinha, conhecendo meu pai, vai ser uma festa - espero que a senhora aproveite, porque ele, sem dúvida, já está gozando. Vi, sem querer, a foto que a senhora enviou para ele. Não tenha dúvida de que ficou apaixonado. Eu também achei muito legal. Não mostra nada, mas evidentemente suas palavras prometem, ou possiblitam, tudo. Papi me disse que a senhora é um exemplo de mulher gostosa. Mami, concordou, mesmo sem saber.Beijo, abraço, linda!

Anônimo disse...

Epa, vejo que a situação aqui tá prometendo... de resto, q projeto + sacana, né? Bjs.

Anônimo disse...

Cabe aqui uma lembrança (eu que sou mineiro vi muito do assunto): Eduardo Azeredo foi o introdutor de Marcos Valério e seu esquema na política brasileira. Ele é PSDB "de raiz", desses de cartilha. E essa Lei não deve ser aprovada, porque é um absurdo!