sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Cacique Xicão


"... a preocupação nossa não é no momento atual e sim, no futuro, porque nóis pode fazer a nossa viagem... eterna, mas as nossas crianças, os nossos netos...filhos, eles precisam viver nessa terra, e é preciso que a gente comece a prepará-los de agora, pra eles irem acompanhando e dêem seguimento e assim, por diante".(Cacique Xicão, em depoimento à imprensa, contido no disco O Outro Mundo de Manuela Rosário da banda mundo livre s/a).

Cacique Xicão Xucuru foi um exemplo de resistência. Lutava pela demarcação das terras de sua tribo Xucuru, no município de Pesqueira/PE. Foi assassinado covardemente em 1998 por motivos fundiários e os algozes, até que eu saiba, não foram punidos.


Imagem colhida do sítio:
http://www.manguebit.org.br/mlsa/xicao/index.html

7 comentários:

Anônimo disse...

Minha cara: É sempre bom lembrar a luta de nossos guerreiros. É isso aí. Mais uma vez: um 2007 com paz, bravura & amor pra você. Um beijo.

Anônimo disse...

Assino embaixo do Moacy. O Brasil é um país de memória curta. E importante estar sempre lembrando os nossos heróis populares, nem todos reconhecidos como devem. Um abraço. De novo: Feliz 2007. Um beijo.

Anônimo disse...

Oi amiga, tudo bem?
Espero que estejas curtindo bastante as férias, com muito sol e namoro. Escrevo para te recomendar uma leitura de volta das férias. É a revista tpm, não sei se já conheces. Li um exemplar na sala de espera da minha dentista e achei muito legal. A edição que li, de agosto de 2006, falava sobre vibradores (matéria de capa: Eu uso vibrador) e também trazia uma foto de Simone de Beauvoir nua a linda. Vale a pena ler. Acho que vais gostar.
Beijocas.

Anônimo disse...

Olá Sandra,
Dia desses (no ano passado), eu estava escrevendo sobre impunidade e resolvi citar o caso do Xicão Xucuru, porque gosto muito do Mundo Livre S/A e tal. Fiz umas buscas no Google e descobri que já condenaram um fazendeiro que seria o mandante do assassinato. O assassino, contratado, morreu por causa de uma confusão que não me ocorre agora. Vou ver se encontro os links. Abraços e feliz 2007!

Anônimo disse...

Raros algozes são punidos, SANDRA...

Anônimo disse...

E estão sempre acontecendo crimes como esse, há séculos! Não há vontade política de se minizar ao máximo, já que é quase impossível extinguir problemas fundiários.

o refúgio disse...

Oi, amiga!

Tava com saudade.
Conheço a "tpm" sim, ela é a versão feminina de outra revista que eu não me lembro o nome... É bacaninha, mas não me lembro a última vez que comprei uma, alíás só comprei uma. Ou seja, dá pra perceber que eu não fiquei fissurada pela revista, né? Mas essa com a Simone Beauvoir "nua e linda", putz, alguém entrou num centro espírita pra pedir permissão à própria pra publicar a foto?

Beijos, guria!