sábado, 2 de fevereiro de 2008

um frevo-de-bloco

Os frevos-de-bloco são frevos mais lentos executados pelas orquestras de pau-e-corda que compõem os blocos líricos. Os instrumentos da orquestra são banjos, bandolins, violões, cavaquinhos, flautas, saxofones e clarinetas. Acho que dá até pra imaginar o ar saudosista e romântico desses blocos, não?
Abaixo segue o frevo do bloco lírico Madeira do Rosarinho. Um dos frevos que mais me emocionam, seja pela música, seja pela letra. Pena que vocês não possam ouvi-lo, não sei como pôr áudio no blogue...

Madeira que Cupim não Rói (Capiba)

Madeira do Rosarinho
Vem à cidade sua fama mostrar
E traz com seu pessoal
Seu estandarte tão original
Não vem pra fazer barulho
Vem só dizer e com satisfação
Queiram ou não queiram os juízes
O nosso bloco é de fato campeão
E se aqui estamos, cantando esta canção
Viemos defender a nossa tradição
E dizer bem alto que a injustiça dói
Nós somos madeira de lei
Que cupim não rói.


PS: Madeira do Rosarinho é um bloco de pau-e-corda (ou lírico) de Recife, fundado em 1926. Foi várias vezes campeão dos concursos de agremiações. Diz a história que em um desses concursos o bloco Batutas de São José (que não estava na sua melhor fase) foi campeão. O Madeira do Rosarinho não se conformou com o resultado e seus dirigentes, sentindo-se injustiçados, encomendaram a Capiba um frevo (este) como desagravo.

2 comentários:

Ane Brasil disse...

Vixe!
Frevo e maracatu são tudo de bom!
Menina, eu me vou pro Recife, esteja certa disso!
Este ano, nada de carnaval pra mim (snif, snif)
Sorte e saúde pra todos!

Moacy Cirne disse...

Oi, Sandra, esse também é um meus frevos favoritos. Mas são tantos... Beijos.