sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Persépolis (animação em P&B. França 2007)


diretor
Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
roteiro
Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
montagem
Stéphane Roche
música
Olivier Bernet
produtor
Marc-Antoine Robert, Xavier Rigault
produtora
2.4.7 Films

world sales
Celluloid Dreams
95 minutos
color, 35mm


"Teerã 1978: Marjane, de oito anos, sonha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduziram à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, sonha em se transformar numa revolucionária. Pouco depois, a cidade é bombardeada durante a guerra contra o Iraque. Com as restrições impostas pelo conflito e o desaparecimento rotineiro de membros da família e entes queridos, a repressão torna-se cada dia mais severa. Como o ambiente fica a cada dia mais perigoso, a rebeldia de Marjane sugere um grave problema. Seus pais decidem mandá-la para a Áustria, para sua própria proteção. Em Viena, Marjane vive outras revoluções aos 14 anos: adolescência, liberdade e o peso do amor mas, além de toda a também excitação, vem também a sensação de exílio e solidão e o gosto amargo de estar à margem da sociedade. No elenco de dubladores, a atriz Chiara Mastroianni dá voz à Marjane criança e adolescente, enquanto que sua mãe na vida real, a veterana Catherine Deneuve, vocaliza a mãe de Marjane, Tadji."

Texto e informações do sítio da 32ª Mostra Internacional de Cinema.

PS: Filme baseado na HQ homônima e autobiográfica de Marjane Satrapi. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2007.

Pretendo assistir neste final de semana. Deve ser muito bacana!
Ah sim, Persépolis era a antiga capital do Império Persa.

3 comentários:

Moacy Cirne disse...

Sim, Sandra, vale a pena ver o filme. Um beijo.

Marcelo F. Carvalho disse...

Todos estão falando desse filme. Deve ser maravilhoso. Quando tiver tempo (e money sobrando) vou correndo assistir!
Abraço forte!

jorginho da hora disse...

Já vi um comentário sobre esse filme na tve. Essa frase aí nas costas da mina lembra-me da época em que eu era punk. Eu achava a maior curtição.